Taubaté

Antiga aldeia de índios guaianás, Taubaté era conhecida por Itaboaté, cujo significado na língua tupi é “a aldeia mais importante”. Foi o primeiro núcleo de povoamento do Vale do Paraíba, fundado por Jacques Félix, por volta de 1640.
Junto a sua família, o bandeirante viveu nessas terras por cerca de 12 anos, dedicando-se à lavoura e à caça aos índios. Promoveu durante esse período, a vinda de outras famílias.
Em 5 de dezembro de 1645, foi criada a vila de São Francisco das Chagas.
Por ser passagem obrigatória entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e ponto de partida de expedições colonizadoras, tornou-se o núcleo irradiador de muitas bandeiras, firmando sua importância no ciclo do ouro com a Casa de Fundição. E como caminho acabou por fundar dezenas de arraiais mineradores, origens de muitas cidades.
Taubaté torna-se centro de área rural e abastecedora das tropas de minerações do Vale e Litoral, com vida agrícola ativa.
Sua projeção sócio-econômica aumentou na segunda metade do século XIX, em pleno ciclo cafeeiro, que trouxe riqueza para a terra do Jeca e de Emilia, até culminar como centro industrial. 

A industrialização ocorrida a partir de1950 resultou na modificação da mentalidade do homem do Vale do Paraíba, não em função dos valores intelectuais e das tradições culturais, mas da adaptação a um novo tipo de economia, porque a industrialização não se processou pelos métodos específicos do Vale, como aconteceu com o café, mas, por uma imposição geográfica, sócio econômica, independente dos interesses da região em si. Essa mentalidade vem se modificando lentamente, auxiliada pelo elemento alienígena: de uma economia de estagnação, advinda da monocultura sedentária do café, o homem retorna a uma economia dinâmica, a da industrialização, mais condizente com suas tradições, desde a época da mineração, legadas pelo espírito empreendedor do bandeirante.

Taubaté é glorificada nos anais da história pela tradição de pioneirismo presente na economia, na cultura, na mídia falada e escrita, na arte e na educação, sendo chamada por essa razão de "Cidade Educacional por Excelência".

Igrejas coloniais e antigos solares, permanecem, como testemunho de outras eras, ao lado de modernos edifícios, o acervo de tradições, os hábitos populares e as manifestações folclóricas, se conservam ainda, impregnadas das influencias do colonizador branco, do negro dos cafezais e do ancestral indígenas, e o 'passado' e o 'presente' se misturam na paisagem urbana com aspecto acolhedor das velhas cidades que tem muito o que contar.


... então vem que a gente ta te esperando !!!


 antiga estação ferroviária

 museu da imigração

 fórum antigo

 igreja do rosário

 convendo santa clara

catedral de são francisco

 companhia taubaté industrial

companhia taubaté industrial
hoje abriga o dpto de arquitetura da unitau

companhia taubaté industrial
prédio do relógio


isso é só um caldim do que nóis tem aqui !!!!
.